Naveguem por este mundo sem validade!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mamã, também tens "múltiplas personalidades"?


A pensar no meu processo de construção enquanto mãe, desdobrei algumas personalidades que me definem e tornam o lugar onde habito mais real. 

1. Mamã Incubadora - mamã que traz dentro de si o seu bebé, com quem fala todos os dias. Que ama sem reservas mesmo sem ainda conhecer. Ama porque sente a vida dentro de si. 

2. Mamã Carraça - mamã que não "desgruda" (tipo lapa), que  dá beijos até sugar a pele e o sangue. Que se alimenta do calor da pele, do cheiro do cabelo, da forma de andar, do ressonar, do ranho do nariz e do "pum" atrevido.

3. Mamã Inspector Gadjet - mamã que nunca diz que não há solução. Mamã que mostra segurança e mostra que não é preciso temer os problemas, pois há sempre uma forma de os resolver. 

4. Mamã Walking Dead- mamã que aguenta noites a fio acordada a mudar fraldas, a dar colo, a fazer massagens anti-cólica, a afagar e a afastar os pesadelos, a aninhar-se e a proteger quando os monstros resolvem  invadir os sonhos. Mamã que bebe mais café do que devia!

5. Mamã Carrossel - mamã que gosta de rodopiar e dançar com ou sem música. Mamã que dança em público sem ter vergonha dos olhares alheios ou comentários perdidos. 

6. Mamã "Drama Queen- mamã que gosta de "teatrar" e representar histórias. Que faz de cavalo ou de carro mesmo quando tem dores de costas ou torcicolo no pescoço.

7. Mamã Vinagre - mamã que às vezes se transforma em vinagre. Mamã que às vezes se zanga e fala mais alto. Mamã que gostava de ter mais paciência, mas às vezes não consegue.

8. Mamã Ben u ron - mamã que trata e cuida de todo o tipo de dor. Dor dos olhos, dor de barriga, dor da alma, dor dos ciúmes, dor de atenção, dor de uma birra, dores de crescimento, dor de dentes, dor de amor, dor de amizade, dor das feridas, dor do coração...

9. Mamã Relógio de ponto - mamã que tem de deixar os seus filhos ao cuidado de terceiros pois trabalha. Mamã que gostava que assim não fosse, mas que a vida não lhe dá essa benesse. Mamã que 5 minutos antes de terminar o dia de trabalho, só pensa no momento de reencontrar os seus filhos.

10. Mamã Princesa da Disney - mamã que expressa e deixa fluir os seus sentimentos, que diz que gosta todos os dias, que lembra às suas crias como é bom gostar delas...que transforma um dia cinzento de chuva, num arco-íris invisível!

11. Mamã Autocarro - mamã que leva os filhos às festas de anos e fica à espera no carro a ler um livro ou a jogar tablet.

12. Mamã Hiperativa - mamã que cuida de si, que não se esquece de como é bom sentir-se bela. Mamã que faz desporto individual ou coletivo ou que simplesmente escreve. Mamã que gosta de ir às compras e arranjar o cabelo. Mamã que não gosta de estar quieta (às vezes pode ser um problema, quando o pai gosta de planar muito tempo no sofá).

13. Mamã Vitinho - mamã que conta uma história antes de dormir, mamã que faz com que o anoitecer, venha devagar e sem sobressaltos.

14. Mamã Faz-de-conta - mamã que brinca aos lobos, às bruxas e aos dinossauros. Mamã que brinca aos castelos encantados, às princesas mas também aos soldados e às espadas.

15. Mamã Arreganha-dentes - mamã que defende sempre as suas crias, faça sol, chuva ou frio, terramotos, intempéries, cheias, furacões, vulcões ou fissuras colossais. 

16. Mamã Tic-Tac - mamã que manda despachar quando está na hora, mas também a mamã que desperta lentamente e com amor no momento do acordar.

17. Mamã Andorinha -  mamã que sabe que, mesmo que custe, sempre que for preciso terá de dar asas e deixar voar.

18. Mamã Nutella - mamã que é tão doce e viciante como o chocolate (e ainda bem!), sendo sempre um colo seguro.

19. Mamã Bigode - mamã que sabe que o papá faz falta, que tem um lugar igualmente importante na vida dos pequenos. 

20. Mamã Iogurte - mamã com defeitos e qualidades, que erra muitas vezes, mas tenta melhorar e fazer novas aprendizagens. Mamã com uma certeza: que ama sem limites, direção, quantidade ou razão cada um dos seus filhos, como se fosse o primeiro dia em que os olhou pela primeira vez.

2 comentários:

  1. Susana Oliveira07:45

    Eu sou essas e às vezes tb a mãe cansada.... Uff. . . Conheces esse livro? O das mamã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse livro deve ser o mais lido de sempre!
      Abraço Susana!

      Eliminar