Naveguem por este mundo sem validade!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

10 motivos que provam que não és/sou má mãe

De vez em quando tenho dias, horas, minutos e frações de segundos em que o mundo desaba e eu tento lembrar-me que...

1. É normal sentir cansaço. Por enquanto ainda não tenho super poderes e a falta de sono dá moca a qualquer pessoa.

2. Cozinhar no forno congelados pré-feitos não é desleixo. É melhor que não ter nada, certo? O dom dos cozinhados elaborados não quer nada comigo, e a bimby ainda não cabe na minha carteira!

3. Adormecer a amamentar não é negligência ou descuido. Até pode ser sinónimo de empatia para com a bebé, sendo que o tempo está a ser aproveitado pelas duas.

4. Acordar o pai das crianças para dividir "despesa" durante o trabalho árduo noturno de mudar fraldas, ver febres, aconchegar mantas, acalmar pesadelos...não é "vingança" ou "maldade" porque o pai ressona, mas é a ordem natural das coisas (mesmo que ele não ache!).

5. Não dar todos os brinquedos que nos pedem a toda a hora e "travar" os avós nalgumas dessas loucuras, não é má vontade...é educação.

6. Defender um filho em qualquer circunstância nunca é despropositado. 

7. As birras são malevolas, odiosas e asquerosas. Mas existem. Fazem parte do desenvolvimento. A culpa 85% das vezes não é vossa/minha. A culpa é do sistema nervoso central (que gosta de fazer basqueiro e de ser o centro das atenções enquanto se desenvolve!). Por isso, quem disser que andamos a "estragar" os filhos a "fazer vontades", a criar "pequenos monstros" e que acha que a auto-determinação só pode existir para os adultos, para esses vai um grande: F ****!

8. Nem sempre me apetece brincar à hora que sou solicitada. Tenho esse direito, acho eu. Os filhos também podem e devem conhecer os nossos ritmos. A espera mútua bem gerida, pode evitar tristeza, amúos e mau-estar. Brincar é a profissão dos filhos e dos pais...mas também pode haver pequenas folgas!

9. Os medos e inseguranças dos nossos filhos afetam-nos. Ou melhor, afetam-me e ponto final. Não é por isso que nos/me podem rotular como "super protetora" ou "patologicamente esquisita" ou sorrir com esgar quando se partilha algo relacionado com isso.

10. Ninguém ama mais os seus filhos que os pais. Por isso, para quem gosta de dar palpites, mandar uns bitaites sobre o que desconhece absolutamente, por favor, deixem-nos amar incondicionalmente e se precisarmos de ajuda..nós pedimos ok? 
....
A não ser que tenhamos uma afasia e aí temos de ir primeiro à terapia da fala.

1 comentário: