Naveguem por este mundo sem validade!

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Aviso já, que o post é grande como tudo! (rescaldo da ida ao Preço Certo e não só)


Não faço parte da geração aficionada no programa do Preço Certo. O primeiro programa que vi foi ontem e in loco. O Fernando Mendes pareceu-me uma pessoa genuína, cheia de humor e boa disposição e isso, na verdade, é contagiante. 

Para mim a experiência de ontem teve algumas peripécias e, prometida a minha análise, aqui vai:

De forma bruta e crua, são nada mais, nada menos que 7h30 dentro do mesmo local, com as mesmas pessoas…a ser ensinados como e quando devemos bater as palmas…A ir para ali e depois sair e outra vez, tipo animais de circo (cujas práticas de adestramento eu abomino).  Dentro destas circunstâncias, existiam verdadeiros fãs, a vibrar com toda a energia criada por entre câmaras, luzes e o famoso Betão que está ali com a função de animar e entreter as pessoas.

Bom, quanto a mim, ainda não tinha entrado à porta do estúdio e matei um moscardo gordo e doloroso com as minhas próprias pálpebras. O sacana entrou vivo, mordeu…irradiou todo o meu globo ocular de rosácea e, depois, lamentavelmente foi retirado já inanimado, fruto de muitas piscadelas e água corrente. 

Na sala de espera, existiam vários grupos, tal como aquele onde eu pertencia. Mas havia um especial. O remunerado. Estavam bem vestidos e cheirosos (ao contrário de todos os outros que já traziam quilometragem nos músculos e algum [muito] suor à mistura), receberam vales. Ficaram visivelmente satisfeitos e seguiram para o programa da Tânia Ribas de Oliveira. Segundo, uma conversa que acabei por ouvir  entre duas colegas do público desse programa: “Já recebemos do programa da manhã de hoje”. Pelo que apurei, passaram o dia inteiro a assistir a programas. Não critico, apenas me faz pensar.

Gravámos um programa e aparecemos no direto. Ao meu lado estava um senhor chamado Alberto. Estava ali pela primeira vez, tal como eu. Contou-me em 7 minutos a história da sua vida. Órfão de mãe aos 4 anos, rejeitado pelo próprio pai  aos 7 anos.  Andou em “casas de patrões” a trabalhar, casou e teve 5 filhos. Criou um neto, agora com 18 anos e ofereceu-lhe a carta e um carro, tudo à custa do seu trabalho. Reformou-se aos 60 anos. Segundo ele, teve sorte. Gostou de mim, segundo me confidenciou. 7 minutos apenas e a partilha desta história foi imensa. Sem preço ou tempo, de uma generosidade incrível.

A responsável do nosso grupo jogou mas não foi bafejada pela sorte e no final, o sentimento era ambivalente. Ganhar era o nosso foco. E não ganhámos nada. Os prémios viriam para a nossa instituição. A causa que nos moveu aquelas 7h30 era nobre. Mas a sorte tem destas coisas.

Seguiu-se uma visita íntima ao Santo António pelas ruas de Alfama, Vila Berta, São Vicente, Graça, Mouraria… tudo isso com um propósito: enaltecer uma das coisas boas da vida, os amigos. Mas o frio e o vento nessa noite nos bairros de Lisboa era cortante e maquiavélico e eu, acabei por pedir um “café da avó” (muito comum na minha zona e em festas populares, devo-vos dizer!). O produto não é comercializado nas tascas da capital e eu fiquei envergonhada (só um bocadinho). Encontrar algo vegetariano por ali também não foi fácil, mas a prova foi superada: empada de espinafres e cogumelos, a contrastar com as sardinhas e caracóis que os meus amigos comiam. 

No final, a cereja no topo do bolo: parque de estacionamento (onde o meu veículo arrefecia e esperava ansiosamente pela condutora e suas companheiras de bordo) estava fechado. Os cenários daquela ideia avultavam-se e entorpeciam-me a minha racionalidade. Felizmente, há sempre alguém com capacidade de desenvolver novos cenários e possibilidades. Encontrámos nova entrada (desta vez aberta) e lá conseguimos sair sãs e salvas. Chegada a casa e ainda, a sentir o sangue pulsar e a contar as horas a menos que eu iria dormir, o sono tranquilo dos meus "mais que tudo" reinava por toda a casa, num silêncio enternecedor. E eu agradeci a dádiva a que os meus olhos cansados assistiam.



11 comentários:

  1. E nunca tu pensaste que uma ida ao "Preço Certo" pudesse ser uma experiência tão rica =)

    ResponderEliminar
  2. Quando era garoto o meu pai concorreu a um concurso qualquer.
    E eu chorei baba e ranho quando o vi na televisão porque pensava que mo tinham roubado :))
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A magia de ser criança! Que bonito! 🙂 Os meus não se atrapalharam com a mãe na TV. Devo ter aparecido três milésimos de segundos! Ehehehe

      Eliminar
  3. Há dois anos tentaram convencer-me a ir como dama de companhia ao Peço Certo, mas rejeitei. Já sabia que aquilo é o dia todo e arranjei uma desculpa. Mentira, não arranjei desculpa nenhuma. Disse a verdade: - O quê? Aturar o "Gordo" um dia inteiro? lol
    Curiosamente o primo que nos convidou acertou no preço à primeira (tem uma sorte do catano e a casa onde mora foi comprada com dinheiro que ganhou uma vez que foi ao casino). Foi pena não ter ouvido a "dica" do Gordo: (- eu não digo nada). Foi na conversa das "comadres" que trouxe de Cuba (no Alentejo) e só ganhou uma máquina de lavar e uma data de quinquilharias sem préstimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também havia por lá dessas "comadres" a vibrar com os preços! Mas nós nem fomos à montra final...a nossa representante não acertou no preço de uma lancheira (maldita lancheira!!)
      Abraço Zé!

      Eliminar
  4. Consegui perceber e sentir esse conforto inigualável de chegar a casa... a nossa casa... o quente, o silencio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim...e percebeste muito bem! beijinho e bom fim-de-semana! :)

      Eliminar
  5. És escritora? Devias :)
    Não interessa. Curioso relato. Temos de reconhecer que esse programa é especialmente um espelho de um portugal que já está a entrar em extinção. Ele representa esse senhor que esteve ao teu lado e em sete minutos encantou-te com a sua simplicidade, entrega e desapego. Tiveste um dinossauro ao teu lado. E nao me refiro pela idade, mas pela postura e pelos valores. Já não se fazem pessoas assim. Passaram por muito e contudo, foram corretas e abordam as pessoas -qualquer uma - de forma genuína, sem segundas intenções ou descriminações.

    As gerações que se seguem até a corrente são criadas no oposto. É o que mais me entristece na humanidade. Ao invés de nos aceitarmos mutuamente e procurar-mos integrar as pessoas pelos actos e carácter independentemente das diferenças, continua-se a optar pela descriminação, mas desta vez não pela cor de pele o estatuto social, mas pela moralidade e bons hábitos.

    Bom... Não sabias que existe a "profissão" de "público"?. São pessoas pagas para estar nesses programas todos. Por ex: no da Fátima Lopes, ela refere-se às mesmas pelo termo "as minhas meninas" e não esconde que estão ali todos os dias a suportar as (horas) de gravações. Fazem parte do todo que é a televisão. Não é um grupo fácil de entrar. Já que tão poucos servem para tantos programas e já estão dependentes daquilo :)))

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portuguesinha, não sou escritora, mas tenho a paixão da escrita desde que me conheço gente. Obrigada pelo incentivo! Obrigada pelo teu comentário!
      Beijinho grande.

      Eliminar
    2. Mas és escritora. Podes não exercer ou ter a profissão mas o que se é no fundo do nosso ser ninguém conhece e ninguém nos pode tirar. E olha que fiz o comentário por ler mais que este texto. Principalmente o posterior e agora o do velho que não é cão. Parabéns, já tens uma fà a aguardar o primeiro lançamento. A sério :)) Bjs

      Eliminar