Naveguem por este mundo sem validade!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Às vezes não sei o que passa pela cabeça das pessoas…!

Hoje depois de deixar o V. na escola, uma senhora dos seus 75 anos põe-se à frente do meu carro e manda-me parar no meio da estrada.

Era assim uma senhora parecida com esta!

Naquele momento, tudo me passou pela cabeça…desde a senhora está a ter um enfarte e está a aperceber-se e quer que chame a ambulância ou magoou-se e não tem como pedir ajuda e ainda me lembrei que, porventura, ela me conheceria e me iria pedir boleia para algum lugar… Afinal, pedir boleia é muito comum nas minhas redondezas. Por falar em boleia, fez-me lembrar a G.

Este ford sim...este é que dava boas boleias!

 A G. é uma daquelas pessoas que conhecemos desde sempre! Foi minha vizinha durante anos (atualmente a viver num lar de idosos), é solteira e tem uma hemiplegia resultado de uma meningite quando era bebé (havia quem lhe chamasse a "coxa"). Este problema nunca foi maior que ela própria! Não deixava que a vissem como “coitadinha”, pois sempre foi reivindicativa, determinada e de opiniões próprias! (acabei de escrever um ótimo eufemismo pois, na maior das vezes, preferíamos descrevê-la como: “caramba que é ruim!”)

Gosto de pensar nela assim: com uma costela de Che!

Como não conduzia, era muito comum pedir boleia para a vila (situada a 1 km). Mas acontecia sempre alguma coisa nas viagens e, na maior parte das vezes, fazia exigências ou tecia comentários menos simpáticos! Apesar disso, mesmo sabendo das suas “particularidades”, ninguém lhe negava os seus pedidos! Por exemplo, nunca a podia deixar perto do local do destino (assim as pessoas ficariam a saber com quem ela tinha ido…vá-se lá saber qual era o problema, mas pronto!), não podia contar a ninguém e tinha de aceitar uma moeda, pois ela “não queria ficar em obrigações”.
Era mais ou menos isto.

Ora um desses dias em que ela me esperou para pedir boleia para Fátima,, íamos nós a ouvir rádio quando parei numa loja de rações de animais (ah…e não a informei antecipadamente do meu plano). Disse que demorava 5 minutos e quando voltei esperava-me um verdadeira tragédia (como aquelas que vemos nos filmes!)

"ohh Jack!"

A primeira coisa que me disse mal entrei no carro (lembro-me como se fosse hoje!) foi: “Estragas-me a minha vida! Páras sempre em todo o lado! Isto é que é uma mer...! A que horas chego à Cova de Iria?”…Eu fiquei tão irritada com esta reação que, mesmo tendo como educação de base nunca desrespeitar os mais velhos, lhe disparei o míssil: “Queres ficar a pé G.?” E pronto. Deixou de falar comigo durante meses!

A minha primeira opção era o Ruca, só para que conste. Mas, na hora, eu fiquei mais tipo "Stewie". 


Voltando à minha indignação inicial e ao que me levou a escrever sobre o que se passa na cabeça das pessoas ….a dita senhora pede-me, então, para abrir o vidro e diz-me:
“ò nina, há pra aqui um chinês, não há?...é que eu queria comprar panelas!”
Tem tudo a ver.

…..

Certo.

2 comentários:

  1. Além das queixas e reclamações não nos podemos esquecer das cuspidelas!!! :))

    ResponderEliminar
  2. É verdade sim senhora! :))

    ResponderEliminar